sábado, 3 de novembro de 2012

Competidores de PP e região fazem treino aberto no Calçadão


Na manhã deste sábado (3), a população de Presidente Prudente e região que passou pelo Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei conheceu o esporte que mais cresce no mundo. Atletas de MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês) realizaram um treino aberto no Teatro de Arena da Praça Nove de Julho, juntamente com suas equipes.

Os atletas estão na reta final de preparação para competir na 4ª edição do Ring Of Fire – competição de MMA prudentina que será realizada no próximo sábado (10), no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi.

Além dos competidores de Presidente Prudente e região que estiveram presentes na manhã deste sábado no Calçadão, nesta edição o Ring Of Fire receberá competidores dos Estados Unidos, Paraguai, Rio de Janeiro-RJ, Porto Velho-RO, Toledo-PR, São José do Rio Preto, Marília, Araçatuba, Assis, Dracena, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Mirante do Paranapanema e Presidente Epitácio.

De acordo com um dos organizadores do evento, o mestre de jiu-jitsu Hemerson Ricardo Navarro, a ideia do treino aberto ocorreu para aproximar a população do esporte.

“Esse esporte [MMA] é o único que realmente mostra quem é o atleta mais preparado, tanto mentalmente, como fisicamente. Os competidores, apesar de terem as suas preferências, precisam estar ‘afiados’ em diversas artes marciais, como o boxe, jiu-jitsu, muay thai e também o wrestling, que é a luta olímpica americana”, pontua.

Navarro ainda explica que cada uma dessas artes marciais são utilizadas em momentos específicos da luta. “O boxe e o muay thai, por exemplo, são comuns na trocação, quando a luta está em pé e são utilizados socos e chutes. Já o wrestling é para o atleta derrubar seu adversário, ou realizar a defesa de queda; e o jiu-jitsu quando a luta está no chão e os competidores buscam a finalização de seu oponente”, cita.

Outro organizador do evento é Marcelo Bott, que ressalta a presença da família para acompanhar o esporte. “É uma competição que tem muitas regras e prioriza sempre o atleta e sua integridade física”, destaca. “Não é permitida a cotovelada, nem joelhada quando o atleta está com os quatro apoios no chão, por exemplo”, acrescenta Bott.

Cinturão

A principal novidade desta quinta edição do Ring Of Fire é a disputa do cinturão na categoria até 66kg. Será a primeira vez que algum atleta será considerado o melhor de um determinado peso nesta competição.

Segundo Bott, este é o peso “mais competitivo” do evento. “Tanto o Climério Costa como o Índio [Joselino Coutinho] se destacaram em edições anteriores, por isso decidimos por escolhê-los”, aponta. “Será uma luta imprevisível, o primeiro é especialista em jiu-jitsu, enquanto o outro tem como cartão de visita a ótima trocação”, ressalta.

O público que parou para acompanhar o treinamento dos lutadores no Teatro de Arena da Praça Nove de Julho, no Centro de Prudente, também teve a oportunidade de ver o cinturão de perto e tirar uma foto com o mesmo, como um campeão do Ring Of Fire.

Serviço

A 5ª edição do Ring Of Fire acontece no próximo sábado (10), a partir das 21h, no Ginásio de Esportes Waltal Ishibashi, em Presidente Prudente. Os portões do local serão abertos às 19h30.

Já a pesagem ocorre na sexta-feira (9), às 20h, na entrada pela Avenida Washington Luiz do Prudenshopping – evento aberto ao público.

Os ingressos para a arquibancada custam R$ 20 e são vendidos em cinco pontos de venda: DropSide (Prudenshopping), Barão Store, Óticas Diniz Walmart e Centro, além da Academia Navarro Fight e Fitness. O setor vip é comercializado a R$ 50, somente na TVZ do Prudenshopping. Os convites também podem ser adquiridos online, através do Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário